Em 1850, Maria Sarais, fugindo do Ceará, veio localizar-se na margem esquerda do Ribeirão Belos Aires, no município de Boa Vista do Tocantins. Em 1886, Donata e Antônio Feitosa, também do Ceará, fixaram residência na agua Bonita, junto ribeirão Belos Aires, trazendo os filhos Silvano, Bauduíno e Bertoldo, a primeira providencia foi iniciar uma roça. Em 1890, vindo de Pastos Bons, Estado do Maranhão, Conceição Batalha veio acampar-se com sua família junto ao ribeirão Atoleiro dando início a uma roça e criação de gado. Em 1901, nasceram Rafael Feitosa filho de Silvano Feitosa e Augusto Pinto Bandeira, filho de Inácio Pinto Bandeira e Maria Gomes Bandeira, também oriundos do Maranhão.
Em 1943, o Município de Boa Vista do Tocantins passou a se chamar de Tocantinópolis. Em 1958, o Povoado de Barreiras apresentava grande desenvolvimento com o início da construção da Belém Brasília e em 1969, com a construção da rodovia TO 126, que liga a Tocantinópolis á Itaguatins na ponte Bom Jardim a 21 km da cidade de Itaguatinse a 48 km de Tocantinópolis começou a formar-se um povoado que iria se transformar na atual cidade. O trajeto de motores fluviais foram extintos no Rio Tocantins as cheias no Rio Tocantins inviabilizaram a vida econômica do Povoado Barreiras e com o progresso vertiginoso do Povoado de Marilândia toda atividade comercial e política transferiu-se definitivamente para essa nova localidade.
Aos cinco de outubro de 1989, em Miracema do Tocantins, pela Assembleia Estadual Constituinte foi criado o muncipio de Maurilandia do Tocantins, firmando no Art. 18 XXXVII, das Disposições Constitucionais Transitórias. Por força da lei estadual nº 251, de 20-02-91, publicada pela segunda vez no Diário Oficial de 14-06-91, foi criado e emancipado o Município de Maurilândia do Tocantins, desmebrado do municipio de Tocantinópolis.
Em 01 de janeiro de 1993, foi instalado oficialmente o Município de Maurilandia do Tocantins e tambem empossados os novos vereadores da Camara Municipal, a qual teve como presidente o vereador Raimundo Pereira Feitosa.
Fonte: IBGE