2019/05/20

1º WORKSHOP DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã da sexta-feira (26), o 1 º Workshop de Hipertensão Arterial em Maurilândia do Tocantins. Sabendo-se que o município de Maurilândia do Tocantins possui uma população de 3.409 habitantes (IBGE 2010), e 10% dessa população é hipertensa, ou seja, possui pressão alta, surgiu-se a idéia de promover este evento com o objetivo de promover a prevenção em nossa comunidade. O dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, Maurilândia vestiu a camisa da campanha e decidiu promover esse grandioso evento. O mesmo aconteceu na Feira Livre Municipal, onde reuniu-se um público a cerca de 300 pessoas que resolveram tirar um pouquinho do seu tempo para cuidar de sua saúde. Durante o evento, foram ofertados: Aferição de Pressão Arterial, Avaliação Nutricional com Balança de Bioimpedancia, Avaliação Fisioterapeuta, Avaliação da Mobilidade Física, Avaliação Médica, Educação em Saúde Bucal, Vacinação Contra Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, Hepatite B, Tétano e Influenza. Também foram doados durante as avaliações nutricionais, um sachê com sal de ervas, para os pacientes com pressão arterial elevada com o objetivo de incentivar à adesão de alimentos com menos teor de sódio (grande vilão da pressão alta). Os primeiros 50 pacientes a chegarem no evento ganhavam um camiseta e todos os outros ganhavam um chaveiro temático e o lanche de café da manhã elaborado pela Nutricionista do NASF.
Por fim, foram sorteados 3 aparelhos de aferir pressão arterial digital, 1 tênis, 2 roupas de praticar atividade física, 6 camisetas e 1 bicicleta e fechamos dançando zumba como incentivo à prática de atividade física.
Parceiros do Evento: Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Rádio Interativa FM, Contabilidade e CRAS.