2023/12/05 Secretaria Municipal de Saneamento e Meio Ambiente

Campanha Esgoto Tratado!

Título: Esgotamento Sanitário: Boas Práticas

Numa era em que a preocupação com a saúde pública e a preservação do meio ambiente está no centro das discussões, a questão do esgotamento sanitário emerge como um dos desafios mais cruciais a serem enfrentados pela sociedade. O tratamento adequado do esgoto tornou-se não apenas uma necessidade, mas uma prioridade para garantir a qualidade de vida das comunidades e a sustentabilidade ambiental.

O esgoto, composto por água servida proveniente de residências, indústrias e estabelecimentos comerciais, quando descartado sem tratamento adequado, representa um risco significativo para a saúde pública e para o ecossistema como um todo. Doenças transmitidas pela água, como cólera, febre tifoide e hepatite, são apenas algumas das consequências desastrosas da contaminação causada pelo esgoto não tratado.

Além dos impactos na saúde, a poluição hídrica proveniente do esgoto prejudica gravemente os corpos d'água, comprometendo a fauna e a flora aquáticas, e tornando a água imprópria para o consumo humano e atividades econômicas como a agricultura e a pesca.

Em muitos lugares, a rede de esgoto ainda é uma realidade distante. Neste caso o tratamento mais indicado é a fossa séptica, que é simples e eficiente quando tem a manutenção adequada. Ela contribui para a preservação dos recursos hídricos e para a saúde das comunidades. Quando bem cuidada, a fossa séptica pode funcionar por anos.

Investir em sistemas de tratamento de esgoto e fossa séptica é crucial para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do meio ambiente. É necessário promover políticas públicas eficientes, conscientização da população e incentivos para garantir que esses tratamentos sejam uma realidade em todas as comunidades.

Mais Imagens

Anexos da Notícia